quarta-feira, 9 de julho de 2008

ENERGIA ELÉTRICA: NORDESTE ULTRAPASSA O SUL PELA PRIMEIRA VEZ

A Folha Online publicou esta noite (19h03), em reportagem de Cirilo Junior, essa notícia que demonstra o acerto dos programas sociais do governo e o mais forte aumento de renda na região Nordeste.

CONSUMO DE ENERGIA NO NORDESTE ULTRAPASSA O SUL PELA PRIMEIRA VEZ

“O consumo de energia elétrica residencial do Nordeste ultrapassou, pela primeira vez na história, o da região Sul do país, informou nesta quarta-feira a EPE (Empresa de Pesquisa Energética). No acumulado de 12 meses terminados em maio, o consumo das residências nordestinas totalizou 15,4 mil GWh (gigawatts/hora), e o do Sul não passou de 15 mil GWh.

Apesar de ter o dobro de habitantes, o Nordeste sempre ficou atrás do Sul. Para a EPE, o aumento da renda, aliado aos programas sociais do governo e o maior número de domicílios que recebem energia elétrica foram determinantes para a mudança do quadro.

Pela primeira vez, a taxa de atendimento do serviço de energia elétrica em casas do Nordeste se igualou à média brasileira. De 2003 a 2007, a cobertura de fornecimento no Brasil pulou de 92% para 96%. No Nordeste, saiu de 86% para 95%.

Os dados fazem parte do estudo "Consumo Residencial de Energia Elétrica na Região Nordeste", que avaliou que a diferença de consumo residencial do Nordeste para o Sul deverá ser mantida.

O estudo mostra ainda que o aumento da renda na região propiciou a expansão da presença de refrigeradores e televisores nos lares nordestinos. Enquanto, na média nacional, a presença desses aparelhos cresceu de 2,5 p.p. (pontos percentuais) a 3 p.p. entre 2002 e 2006, nas residências do Nordeste, tal incremento ultrapassou os 6,5 p.p.

Desde 2004, o Nordeste concentrou 49% das novas ligações à rede elétrica efetuadas pelo programa ‘Luz Para Todos’. De janeiro de 2005 a maio de 2008, houve, em média, 18,2 mil novas ligações por mês feitas no âmbito do programa, no Nordeste. Isso indica que, no período, 37,8% das novas ligações residenciais no Nordeste foram feitas pelo ‘Luz Para Todos’.”

Nenhum comentário: