quarta-feira, 16 de abril de 2008

A OPOSIÇÃO E A MÍDIA DETESTARAM AS DESCOBERTAS DE PETRÓLEO

O assunto em pauta é aquele já tratado neste blog anteontem, sob o título “O Brasil descobre a maior reserva de petróleo do mundo, dos últimos 30 anos”.

Essa notícia causou grande mal-estar na mídia brasileira e nos partidos da oposição. Ela veio no sentido contrário da estratégia deles para o retorno ao poder. Para eles, durante o governo Lula, quanto pior melhor. Qualquer notícia positiva para o Brasil deve ser omitida ou distorcida de modo a transformá-la em negativa.

Dois artigos muito bons foram postados hoje que bem demonstram essa atitude da oposição e da mídia. Transcrevo-os em seguida.

O primeiro, “Europa ignora o PIG”, foi publicado ontem no blog “Cidadania”, indicado neste blog na coluna “recomendamos”. Lembro que a sigla “PIG” foi criada pelo jornalista Paulo Henrique Amorim e significa “Partido da Imprensa Golpista”.

O segundo, “PIG tapa poço da Petrobrás”, foi postado hoje por Paulo Henrique Amorim (PHA) no seu blog “Conversa Afiada”, também constante da nossa lista de recomendados. No seu estilo espirituoso e satírico, PHA retrata com precisão e caricatura a atitude da mídia brasileira frente à boa notícia da descoberta de petróleo. No blog de PHA, existem links para outras matérias relacionadas com o assunto.

Vejamos os dois artigos:

EUROPA IGNORA O PIG (Eduardo Guimarães)


“Quando o mercado acionário europeu abre, ainda estamos dormindo. A diferença de fuso horário do Brasil para aqueles países varia de 4 a 5 horas.

Assim, quando, na madrugada de hoje, saíram as edições dos jornalões brasileiros pondo em dúvida a nova descoberta petrolífera do país, alemães, ingleses, franceses, italianos e espanhóis já estavam tomando café da manhã. E, certamente, os investidores em ações europeus procuraram se informar na imprensa brasileira sobre a descoberta petrolífera.

Segundo o UOL, o índice FTSE-100, da Bolsa de Londres, apontou alta de 1,29%, aos 5.906 pontos. O CAC-40, de Paris, ganhou 0,3%, a 4.780 unidades. Em Frankfurt, o indicador DAX teve alta de 0,47%, a 6.585 pontos. A Bolsa de Milão recuou 0,08%, pelo indicador MIBTel, aos 24.902 pontos. Já o Ibex, de Madri, ganhou 1,59%, para 1.444 unidades. O mercado acionário europeu fechou esta terça-feira em alta.

As ações de empresas petrolíferas européias foram as que tiveram as altas mais vigorosas. A inglesa BG Group e a espanhola Repsol-YPF lideraram essas altas devido às notícias de que foi descoberto um novo megacampo de petróleo no Brasil que pode ser a mais importante descoberta petrolífera dos últimos 30 anos. As duas empresas são sócias na exploração do campo "Carioca" junto com a Petrobrás.

A reação do mercado acionário europeu às dúvidas da imprensa golpista tupiniquim foi de absoluto desprezo.

É uma situação esquizofrênica, vocês não acham? Em que país do mundo - sem ser nos países latino-americanos governados pela esquerda - a imprensa ficaria procurando chifre em cabeça de cavalo e tentando cavar um escândalo sobre uma descoberta tão magnífica para o país em vez de comemorar?

O Brasil deixa de ser devedor internacional e passa a credor? A imprensa relativiza. O país sobe para o grupo de países de alto desenvolvimento humano? A imprensa faz pouco. Descobrimos reservas de petróleo que podem tirar dezenas de milhões de brasileiros de uma vida infernal e a imprensa estrebucha e sai procurando uma forma de transformar a descoberta em escândalo...

Você diria que a imprensa golpista torce contra o Brasil?”

PIG TAPA POÇO DA PETROBRAS (Paulo Henrique Amorim)

“O diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, é um homem público sério, com uma folha inatacável de serviços prestados a esse país.

Os baianos e brasileiros que conseguem olhar para além dos limites provincianos de São Paulo conhecem o seu passado e o respeitam.

Haroldo Lima preside uma agência que tem tanta subordinação à CVM quanto à Sociedade Hípica Brasileira.

Haroldo Lima estava num seminário, num recinto fechado, na Fundação Getúlio Vargas, e levantou a hipótese, já conhecida de uma revista especializada, de a Petrobrás ter descoberto um megacampo em frente ao litoral do Rio (*).

O Bom (?) Dia Brasil, imprensado pelo IBOPE, dedica cada vez menos espaço às sábias observações de Miriam Leitão com a escada que Renato Machado apropriadamente coloca para que ela possa subir.

Miriam, como sempre, reproduziu o sentimento do PIG.

Que se traduz da seguinte forma: a Petrobrás do Governo Lula pode se tornar proprietária do terceiro maior campo de petróleo do planeta e isso é inadmissível.

A Petrobrás é um sucesso e isso é inadmissível.

A sorte é o atributo da intenção, dizia um tal de Talleyrand.

Ou seja, o sucesso da Petrobrás no Governo Lula não é sorte – é resultado de trabalho, competência e isso a Miriam não pode aceitar.

Nem ela, nem o PiG, nem os interesses que os dois representam.

É bom não esquecer que o Farol de Alexandria [FHC], que ilumina a Miriam, queria vender a Petrobrás, com o nome de Petrobrax.

O Globo, a Folha e o Estado estão mais preocupados com um suposto vazamento do que com a hipótese espetacular de outra descoberta da Petrobrás.

O PIG quer transformar Haroldo Lima num criminoso.

A CVM, o Ministério Público, a Polícia Federal, a Interpol, a CIA, o Mossad e a Corte Internacional de Haia foram mobilizados pelo PIG.

O Globo, na primeira página, recomenda que Haroldo Lima renuncie imediatamente, segundo o coordenador do Ibmec, Jairo Saddi.

Quem é Jairo Saddi?

Eu, Paulo Henrique Amorim, sugiro que ele renuncie ao cargo de coordenador do Ibmec, porque fala sobre o que não deve.

O interessante é que o “mercado” do Brasil e de Nova York dá ao PIG a credibilidade que ele merece: acreditaram em Haroldo Lima e as ações da Petrobrás subiram.

Em tempo: o Conversa Afiada daria um doce para saber se a Miriam e os redatores do PIG estão na ponta vendedora ou compradora de Petrobrás.

(*) O PIG e especialmente a Globo, que tem o prazer masoquista de trabalhar contra o Rio, medem a distância entre o novo megapoço e o continente brasileiro a partir do litoral de São Paulo. É um exercício tão útil quanto medir a distância a partir do litoral de Angola. Porque, se o novo megacampo, chamado de Carioca, ficar perto do campo de Tupi, fica em águas territoriais do Rio de Janeiro. A menos que Carioca agora sirva para designar quem nasce na cidade de São Paulo.”

Nenhum comentário: