sexta-feira, 7 de março de 2008

PIB DE LULA HUMILHA FHC

Li hoje no "blog Cidadania" de Eduardo Guimarães o ilustrativo artigo a seguir reproduzido, sobre o crescimento do PIB no Brasil desde 1995 até 2007. O PIB é o principal indicador do tamanho de uma economia nacional (gráfico e textos a ele relacionados suprimidos):

"O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta sexta-feira [7/2] que o PIB (produto interno bruto) do Brasil cresceu entre 5,2% e 5,3% no ano passado. A afirmação foi feita em um evento do Instituto Internacional de Finanças, realizado no Rio de Janeiro." (Agência Reuters)

"O crescimento do Brasil na era Lula já ameaça envergonhar o dos governos anteriores de uma forma como não se via há muito tempo".

Analisando-se o simples crescimento da economia nos primeiros mandatos dos dois presidentes, chega-se às seguintes médias de evolução do PIB nos dois períodos:

FHC (1995 / 2002 - 4 anos) - 2,57%

Lula (2003 / 2006 - 4 anos) - 2,65%

Aparentemente o primeiro governo tucano e o primeiro petista foram similares, do ponto de vista do crescimento. Porém, comparando a evolução do PIB percapita do período em tela, percebe-se uma clara vantagem petista. Comparem as médias das evoluções dos PIBs percapitas durante o primeiro mandato de FHC e o de Lula:

FHC (1995 / 2002 - 8 anos) - 1%

Lula (2003 / 2006 - 4 anos) - 1,17%

Mas se pegarmos o período completo de oito anos de FHC e compararmos com o de cinco anos do governo Lula é que se verá a superioridade do crescimento econômico petista sobre o tucano. Vejam como fica, primeiro, a simples comparação das médias das evoluções do PIB nos dois períodos, já levando em conta o anúncio do ministro Guido Mantega de que o PIB de 2007 deverá ter subido 5,2%.

FHC (1995 / 2002 - 8 anos) - 2,33%

Lula (2003 / 2007 - 5 anos) - 3,16%

Se o crescimento econômico continuar mais ou menos no ritmo em que está - e todos os prognósticos econômicos dizem não só que continuará, mas que aumentará -, poderemos ter um PIB da era Lula que seja o dobro ou o triplo do da era FHC.

Infelizmente, não se tem a evolução do PIB percapita de 2007, pois esse indicador mostra, de alguma maneira, como ficou a qualidade de vida da população. Mas, fazendo a comparação das médias de crescimento do PIB percapita durante oito anos do governo FHC contra quatro anos do governo Lula, percebe-se como a população melhorou bem mais de vida sob o governo petista, o que explica o fato de Lula, a esta altura, depois de cinco anos governando, ser muito melhor aprovado do que era FHC no quinto ano em que estava no poder.

Comparem as médias dos PIBs percapitas dos períodos.

FHC (1995 / 2002 - 8 anos) - 0,78%

Lula (2003 / 2006 - 4 anos) - 1,17%

Claro que a argumentação tucana será sempre a de que Lula colhe hoje o que FHC plantou ontem, como se o que FHC colheu enquanto governava não fosse o que ele mesmo plantou, ou seja, o real sobrevalorizado, que deprimiu tanto o PIB e exacerbou a concentração de renda, dado implícito na evolução do PIB percapita. Mas, enfim, eles têm que dizer alguma coisa, não é mesmo?"

Nenhum comentário: