segunda-feira, 31 de março de 2008

ELIANE TUCANHÊDE: PEQUENO LAPSO DE MEMÓRIA

Ontem, domingo, ao ler a coluna de Eliane Tucanhêde no jornal Folha de São Paulo, percebi um erro por demais grosseiro para aquela jornalista experiente. Foi muito primário para ser maldade. Pensei em ajudá-la na correção, enviando e-mail para o jornal. Afinal, na nossa idade temos os nossos lapsos de memória.

Pensei, também, em escrever sobre o assunto neste blog. Não foi preciso. O blog “osamigosdopresidentelula”, em bom texto de Zé Augusto, já havia publicado o oportuno artigo que transcrevo (acrescentei pequenos detalhes entre parênteses):

Tucanhede alopra de novo e publica velha mentira

Eliane Cantanhede em sua coluna "Neo-aloprado" mente feio, na ânsia de agradar os chefes (José Serra e Kassab).

Ela diz:
"Waldomiro Diniz... foi filmado pedindo algum para bicheiro quando tinha gabinete no Planalto".

É mentira.

A filmagem de Waldomiro Diniz foi em 2002 na sede da LOTERJ (Loteria Estatal do Rio de Janeiro), da qual Waldomiro era presidente, nomeado por Rosinha Garotinho, a governadora do Rio na época.

O episódio foi (no governo FHC) antes das eleições de 2002, muito antes da posse de Lula. A filmagem (ficou em segredo naquele ano de eleições presidenciais e) apenas foi levada ao ar mais de 1 ano depois, quando Waldomiro Diniz era assessor da Casa Civil, e foi prontamente demitido. Não há registro de ilícito bem sucedido por parte de Waldomiro Diniz durante o governo Lula. Se tentou, não conseguiu nada.

Na coluna, Cantanhede, ainda diz que "... Serra e Aécio nunca batem de frente e nem mesmo criticam Lula, como fazem adversários em qualquer lugar do mundo? Porque têm quilos de pesquisas mostrando que seria burrice, murro em ponta de faca..."

É meia verdade.

Serra e Aécio não criticam diretamente, porque a tropa de choque do PIG, da qual a própria Cantanhede faz parte, faz o serviço sujo por eles.”

Nenhum comentário: