segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

FORÇA DO PENSAMENTO FAZ PARALÍTICO ANDAR?

Em continuação ao tema anteriomente postado, sobre os feitos de relevância mundial do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, trago um caso de exceção para o comportamento de modéstia que acometeu a nossa mídia para os grandes feitos de brasileiros.
É o artigo a seguir, divulgado hoje, de Gilberto Dimenstein da Folha de São Paulo. Desconsiderando-se a natural conotação paulistana bairrista, a publicação já é um avanço em relação ao típico comportamento omisso da grande mídia quanto a fatos positivos para o Brasil, nos últimos anos.

"Força do pensamento faz paralítico andar?

Gilberto Dimenstein

Está prevista até o final deste ano a apresentação de uma experiência, realizada dentro do hospital Sírio-Libanês, na qual chips serão introduzidos no cérebro de pacientes vítimas de diferentes paralisias. Esses chips seriam capazes de fazer com que o indivíduo, ajudado por uma prótese, possa mover o corpo com a força do pensamento"....."essa cirurgia será conduzida por Manoel Jacobsen Teixeira, professor de neurologia da USP, em parceria com o neurocientista Miguel Nicolelis, da Duke University. Também formado na USP, Nicolelis é reconhecido mundialmente por ter feito macacos movimentarem comandos de computador apenas com o cérebro; Jacobsen tem implantado chips em vítimas de Parkinson, reduzindo as dificuldades de movimento.
Pela possibilidade de ajudar milhões de pessoas em todo o mundo, essa experiência vem sendo acompanhada nos meios científicos internacionais.
Escolhi esse caso para comemorar os 454 anos de São Paulo.

O conhecimento gerado por instituições como USP e Sírio-Libanês é o melhor que podemos gerar em uma comunidade --e contrasta com a selvageria cotidiana paulistana.
Revela-se, mais do que a força do pensamento, a força da educação, mostrando o que podemos ser quando colocamos o valor do conhecimento como prioridade. Pode-se sonhar até com a possibilidade de os paralíticos andarem --o que, antigamente, só aparecia em passagens bíblicas como milagre."

Nenhum comentário: